Desinfetantes Orais


Um desinfetante oral pode obter-se de uma infusão, uma decocção ou de uma tintura diluída.

Pode ser usado para várias queixas associadas à boca e à garganta. Um desinfetante oral pode ajudar a tratar a garganta inflamada e irritada por uma constipação ou uma laringite.



Um desinfetante oral feito a partir de uma infusão, decocção ou tintura diluída pode ser usado para manter o hálito fresco e para aliviar gengivas sensíveis ou úlceras bucais.


PROPRIEDADES ANTI-SÉPTICAS 

Escolha plantas conhecidas pelas suas propriedades anti-sépticas. Não tem importância se beber alguma parte do líquido com que gargareja, não esquecendo nunca a dosagem diária recomendada da erva usada e os cuidados gerais relativos à mesma. 

Um desinfetante oral pode ser usado quatro ou cinco vezes ao dia. Quando se verifica um problema persistente com as gengivas, procure ajuda junto do seu dentista ou do seu médico de família para resolver qualquer problema subjacente. 
     Se tiver úlceras bucais recorrentes, isso pode tratar-se de um problema susceptível de necessitar de outro tipo de tratamento, como por exemplo, para o sistema imunitário que pode estar debilitado. 


Métodos

Infusões/Decocções

Prepare uma infusão de chá, deixe repousar durante 10 minutos, depois deixe arrefecer. Coe e use como desinfetante oral.

Tinturas

Dilua 5 ml (1c.chá) da tintura escolhida em 100 ml de água e use como indicado.  



RECEITA PARA REFRESCAR A BOCA 


 

1 Chávena de chá de salva
Uma simples infusão de salva é o ideal para aliviar a  garganta inflamada ou para simplesmente 
refrescar a boca.
Os óleos voláteis presentes na salva ajudam a purificar e a proteger contra as bactérias, que podem causar infeções e prejudicar os dentes ou as gengivas.