Decocção / Bebida contra o stress e a ansiedade


Usa-se uma decocção para preparar as partes mais resistentes da planta - a casca, as raizes e as bagas - em que os constituintes da erva são mais difíceis de extrair. As decocções são sempre fervidas durante um mínimo de 10 minutos.

As decocções são preparados em maiores quantidades e duram mais tempo do que as infusões porque o processo de fervura esteriliza o liquido.

Metodo:
20 g de ervas secas ou 40 g de ervas frescas para cerca de 800 ml de água

As raízes e a casca devem ser cortadas o mais fino possível de forma a permitir que a água a ferver consiga extrair o máximo da planta.
Coloque as partes da planta numa chaleira ou outro recipiente e cubra com água fria, levando depois ao lume até ferver.
Cubra então o recipiente com uma tampa que feche bem e deixe ferver durante o período de tempo indicado.




Deixe arrefecer a preparação antes de coar, retirando o máximo de liquido possível do resíduo para não se perder nenhuma das propriedades da planta.
Se desejar combinar as propriedades de duas ervas, por exemplo, uma raiz e uma folha, estas últimas devem ser acrescentadas no final da fervura. Deve depois deixar-se arrefecer a mistura, no recipiente coberto, durante 10 minutos. É possível conservar esta mistura a mesma quantidade de tempo que uma decocção normal porque o liquido já ficou esterilizado.      



Bebida contra o stress e a ansiedade

um terço de decocção de raiz de valeriana 
um terço de infusão de escutelária 
um terço de infusão de verbena

Este remédio para os adultos ajuda muito em épocas de stress. Reduz a ansiedade e oferece-se como um tónico para o sistema nervoso. 







Sem comentários: