História:
Originário de estepes da Asia Central, o ALHO era já considerado pelos Egípcios na antiguidade, como um elemento fundamental da alimentação. Estes colocavam-no ao nível das divindades uma vez que sustentava os esforços dos construtores de pirâmides protegendo-os das epidemias.
Principais propriedades
O alho tem uma ampla utilização nas doenças cardiovasculares, nomeadamente hipocolesterolemiante, anti-coagulante, anti-agregante plaquetário, anti-aterosclerótico, antioxidante e hipotensor. Tem também uma ação anti-cancerígena devido ao aumento da atividade de enzimas envolvidas no processo de antioxidação (catalase, SOD, glutatião), à estimulação do sistema imunitário (leucócitos e citocinas) e inibção da formação de compostos cancerígenos formados durante a digestão (nitrosaminas).
Esta ação pode estar relacionada com o poder bactericida do alho relativamente ao helicobacter pylori, uma bactéria que está presente na génese de muitos cancros do estômago.
Numerosos estudos clínicos demonstraram que a ação terapêutica do Alho está ligada a presença de um composto sulfurado: Aliina.
- Prevenção de doenças cardiovasculares,
- Anti-agregante plaquetário,
- Hipertensão arterial.
Sem comentários:
Não são permitidos novos comentários.